Paula Un Mi Kim
film director + scriptwriter

paulakim_superbaixa.jpg

Paula nasceu e cresceu em São Paulo.

 

Formada em Audiovisual pela USP, se especializou em roteiro e em cinematografia.

 

Aos 17 anos ganhou o prêmio de audiência no Festival Mundial do Minuto com o curta animado Sexo Explícito, que também participou do AnimaMundi e ganhou o prêmio de melhor curta de escolas latinas do Festival de Montevideo. Cinco anos depois, Paula produziu Sexo Explícito 1 & 2, que foram as obras mais acessadas na história do BlinxkBrasil.

 

Em 2007, foi aprovada no curso de MFA da K-Arts na Coréia do Sul, onde dirigiu Chu Mar, 26, Best Korean Girl e Gonnyon’s First Drive. Com os dois primeiros, foi para festivais renomados, como PalmSprings ShortFest, Expresion en Corto, Festroia, Asian American International Film Festival, entre outros.

Atuou como PA (Personal Assistant) para diretores celebrados pelo Festival de Cannes, como Chanwook Park (Oldboy, vencedor do Grand Prix), Sangsoo Im (Taste Of Money, candidato ao Palme D’Or duas vezes) e Suwon Shin (Madonna, participante da mostra Un Certain Regard).

 

Desde 2014 é responsável pela consultoria e curadoria do K-Action! – Mostra de Cinema Coreano, realizado pelo Centro Cultural Coreano em São Paulo (Ministério da Cultura, Esporte e Turismo e Ministério das Relações Exteriores da República da Coreia), com parcerias da Prefeitura e do Estado de São Paulo (Cinemateca e CCSP).

 

Coordena o projeto Sobre Nossa Visão Distorcida, plataforma transmídia de conscientização lançada em 2015 e escrita por pessoas que tiveram experiências com transtornos alimentares, direcionado ao público jovem e adolescente.

 

Com o #SNVD, Paula foi garota propaganda de marcas como Clinique (campanha mundial #DifferenceMaker), do grupo Esteé Lauder, em 2016, e da marca Buscofem, na campanha #MinhaDorImporta, também montada pela cineasta, que teve mais de 7 milhões de visualizações no Facebook e eleita uma das 12 Campanhas mais Incríveis do Dia Internacional da Mulher de 2017 pela revista Exame.

 

A ser filmado em 2018 (em fase avançada de captação), o longa metragem de estreia de Paula Kim Diário de Viagem (Butterfly Diaries) foi finalista do BoliviaLab 2010; selecionado pelo Edital de Desenvolvimento de Projetos do Ecine (2010); selecionado para o Edital de Doctoing da SPCine (2016); contemplado pelo Edital de Fomento ao Cinema Paulista (2014) e pelo Prodecine 1 (2017).

 

Diário de Viagem é o único projeto brasileiro a participar do Atelier do Cinefondation (Festival de Cannes, 2015) além de inaugurar a participação brasileira no ACE MUNDUS (Paris e Pisa, 2015). Também participou do Workshop de Design de Audiência, parceria do BRLab com o Torino Film Lab (2017); da Clínica de Projetos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2017) e foi o projeto que representou o Brasil no Encuentro de Producctores do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (2018).

 

Em breve, Paula lançará seu primeiro livro infanto-juvenil, Apá, Você Vende Olhos?, que conta a história da imigração coreana em São Paulo sob a ótica de uma menina de 10 anos. O projeto ganhou o Edital Bolsa Fomento à Literatura, do Ministério da Cultura (2014).

 

Paula já lecionou roteiro nas seguintes instituições: Academia Internacional de Cinema, Inspiratorium, Instituto Criar de Novas Mídias, FAAP (pós graduação) e Mackenzie (Curso de Extensão) e já participou de diversas bancas de (pós) graduação nas áreas de roteiro e de transtornos alimentares na mídia.

Paula was born and raised in Sao Paulo. She graduated in Audiovisuals at the University Of Sao Paulo, where she specialized in screenplay and cinematography. 

 

At age 17 she was awarded with the audience prize at the Festival Mundial do Minuto with the animated short EXPLICIT SEX, that was also screened at AnimaMundi, Gwangju Biennale and won the prize of best Latin academic short at Montevideo Film Festival. Five years later, Paula produced EXPLICIT SEX 1&2, which were the most accessed works at Blinx Brazil.

 

In 2007, she was approved in the MFA program at K-Arts (Korea National University Of Arts) in South Korea, where she directed CHU MAR, 26 BEST KOREAN GIRL and GONNYON'S FIRST DRIVE. The first two shorts screened in renowned festivals, such as PalmSprings, Expresion en Corto, Festroia, Asian American International Film Festival, among others.

 

She worked as PA for directors celebrated by Cannes Film Festival, such as Chanwook Park (OLDBOY, Grand Prix winner), Sangsoo Im (TASTE OF MONEY, twice candidate for the Palme D’Or) and Suwon Shin (MADONNA, participant at the Un Certain Regard session).

 

Since 2014 she is responsible for the consulting and curatorship of K-Action! – Korean Film Festival, executed by the Korean Cultural Center in Sao Paulo (South Korean Ministry of Culture, Sports and Tourism and the Ministry of Foreign Relations of the Republic of Korea), with partnerships of the Sao Paulo Film Comission and the State of Sao Paulo (Film Library and Sao Paulo Cultural Center). 

 

She also coordinates the project Sobre Nossa Visão Distorcida (On Our Distorted View, #SNVD), a transmedia platform launched in 2015 and written by people who had suffered from eating disorders. Forwarded to a young and teen audience the project was initially sponsored by the Secretary of Culture of Sao Paulo State.

 

With #SNVD Paula was the advertisement girl for brands such as Clinique (world #DifferenceMaker campaign) of the Estee Lauder Group in 2016 and for Buscofem, of the Group Boehringer Ingelheim at the #MinhaDorImporta (MyPainMatters) campaign, also edited by the filmmaker, which had more than 7 million facebook views and was chosen as one of the 12 Most Incredible Campaigns for International Women’s Day in 2017 by the Brazilian Magazine specialized in economics and business Exame.

 

To be filmed in 2019, BUTTERFLY DIARIES (DIÁRIO DE VIAGEM) will be Paula’s debut feature film. Finalist at BoliviaLab 2010, selected to receive the Development Fund from São Paulo Film Comission in 2010, contemplated by the Sao Paulo Film Fund in 2014 and the Script Doctoring Fund in 2015, the project represented Brazil at the Encuentro de Productores at the Cartagena International Film Festival in 2018 and is the first Brazilian project to participate at the ACE MUNDUS. Also, it is the only Brazilian project up to date to take part at the Cinefondation’s Atelier (Cannes Festival, 2015).

 

Soon, Paula will publish her first children’s book APPÁ, DO YOU SELL EYES? (APÁ, VOCÊ VENDE OLHOS?), which tells the story of the Korean immigration in Sao Paulo through the eyes of a 10-year-old girl. The project won the Literature Fund from the Ministry of Culture in 2015. 

 

Paula has taught scriptwriting at the following institutions: International Film Academy, Inspiratorium, Criar Institute of New Media, Alvares Penteado Foundation (postgraduation), Mackenzie University (Extention Course) and attended several (post) graduation commissions at the fields of scriptwriting and eating disorders in the media.