Paula Un Mi Kim
film director + scriptwriter
Paula nasceu e cresceu em São Paulo.
Formada em Audiovisual pela USP, se especializou em roteiro e em cinematografia.
Aos 17 anos ganhou o prêmio de audiência no Festival Mundial do Minuto com o curta animado Sexo Explícito, que também participou do AnimaMundi e ganhou o prêmio de melhor curta de escolas latinas do Festival de Montevideo. Cinco anos depois, Paula produziu Sexo Explícito 1 & 2, que foram as obras mais acessadas na história do BlinxkBrasil.
Em 2007, foi aprovada no curso de MFA da K-Arts na Coréia do Sul, onde dirigiu Chu Mar; 26, Best Korean Girl e Gonnyon’s First Drive. Com os dois primeiros, foi para festivais renomados, como PalmSprings ShortFest, Expresion en Corto, Festroia, Asian American International Film Festival, entre outros.
Entre 2011 e 2014 atuou como PA (Personal Assistant) para diretores celebrados pelo Festival de Cannes, como Chanwook Park (Oldboy, vencedor do Grand Prix), Sangsoo Im (Taste Of Money, candidato ao Palme D’Or duas vezes) e Suwon Shin (Madonna, participante da mostra Un Certain Regard).
Entre 2014 e 2018 foi responsável pela consultoria e curadoria do K-Action! – Mostra de Cinema Coreano, realizada pelo Centro Cultural Coreano em São Paulo (Ministério da Cultura, Esporte e Turismo e Ministério das Relações Exteriores da República da Coreia), com parcerias da Prefeitura e do Estado de São Paulo (Cinemateca e CCSP).
A partir de 2015 passou a coordenar o projeto Sobre Nossa Visão Distorcida, plataforma transmídia de conscientização escrita por pessoas que tiveram experiências com transtornos alimentares, direcionado ao público jovem e adolescente.
Com o #SNVD, Paula foi garota propaganda de marcas como Clinique (campanha mundial #DifferenceMaker), do grupo Esteé Lauder, em 2016, e da marca Buscofem, na campanha #MinhaDorImporta, também montada pela cineasta, que teve mais de 7 milhões de visualizações no Facebook e eleita uma das 12 Campanhas mais Incríveis do Dia Internacional da Mulher de 2017 pela revista Exame.
Também em 2015, o projeto de longa metragem de estreia de Paula Kim Diário de Viagem (@diariodeviagemfilmeoficial), foi o primeiro projeto brasileiro a participar do Atelier do Cinefondation (Festival de Cannes) além de inaugurar a participação brasileira no ACE MUNDUS (Paris e Pisa). O projeto também participou do Workshop de Design de Audiência, parceria do BRLab com o Torino Film Lab (2017); da Clínica de Projetos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (2017) e foi o projeto que representou o Brasil no Encuentro de Producctores do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (2018) e no Fórum de Coprodução do Festival de San Sebastian (2018).
Diário de Viagem foi filmado em 2019 e teve seu lançamento atrasado devido à pandemia COVID19. Será lançando em São Paulo pela Pandora Filmes (Cine Belas Artes) em novembro de 2022. O longa é o primeiro longa de ficção de Paula Kim e tem Manoela Aliperti (Três Teresas, Malhação, As Five) como protagonista. Também fazem parte do elenco Virginia Cavendish (Através da Sombra, Lisbela e o Prisioneiro, O Auto da Compadecida), Eucir de Souza (Palíndromo, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Insânia), André Ramiro (Tropa de Elite, Além do Guarda Roupa), Clarice Abujamra (Como Nossos Pais, Bruna Surfistinha, Chega de Saudade), Daniel Botelho (Meus Quinze Anos, Mãe Só Há Uma) e Pedro Ogata (The Voice Kids).
Em 2022 Paula foi diretora de elenco do primeiro K-Drama brasileiro, a série “Além do Guarda Roupa”, promessa da HBOMax (Warner) para 2023, que tem como elenco principal Sharon Blanche, Woo Jin Kim, Jin Kwon Kim, Min Wook Lee, Jae Chan, além de participações de Pyong Lee, André Ramiro e Júlia Rabello.
Paula já lecionou roteiro e direção audiovisual nas seguintes instituições: Academia Internacional de Cinema, Inspiratorium, Instituto Criar de Novas Mídias, FAAP (pós graduação) e Mackenzie (Curso de Extensão e pós graduação), além de participar de bancas de (pós) graduação nas áreas de roteiro, direção e de transtornos alimentares na mídia na Casper Líbero, Belas Artes e na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.
Paula was born and raised in Sao Paulo. She graduated in Audiovisuals at the University Of Sao Paulo, where she specialized in screenplay and cinematography.
At age 17 she was awarded with the audience prize at the Festival Mundial do Minuto with the animated short EXPLICIT SEX, that was also screened at AnimaMundi, Gwangju Biennale and won the prize of best Latin academic short at Montevideo Film Festival. Five years later, Paula produced EXPLICIT SEX 1&2, which were the most accessed works at Blinx Brazil.
In 2007, she was approved in the MFA program at K-Arts (Korea National University Of Arts) in South Korea, where she directed CHU MAR, 26 BEST KOREAN GIRL and GONNYON'S FIRST DRIVE. The first two shorts screened in renowned festivals, such as PalmSprings, Expresion en Corto, Festroia, Asian American International Film Festival, among others.
She worked as PA for directors celebrated by Cannes Film Festival, such as Chanwook Park (OLDBOY, Grand Prix winner), Sangsoo Im (TASTE OF MONEY, twice candidate for the Palme D’Or) and Suwon Shin (MADONNA, participant at the Un Certain Regard session).
Since 2014 she is responsible for the consulting and curatorship of K-Action! – Korean Film Festival, executed by the Korean Cultural Center in Sao Paulo (South Korean Ministry of Culture, Sports and Tourism and the Ministry of Foreign Relations of the Republic of Korea), with partnerships of the Sao Paulo Film Comission and the State of Sao Paulo (Film Library and Sao Paulo Cultural Center).
She also coordinates the project Sobre Nossa Visão Distorcida (On Our Distorted View, #SNVD), a transmedia platform launched in 2015 and written by people who had suffered from eating disorders. Forwarded to a young and teen audience the project was initially sponsored by the Secretary of Culture of Sao Paulo State.
With #SNVD Paula was the advertisement girl for brands such as Clinique (world #DifferenceMaker campaign) of the Estee Lauder Group in 2016 and for Buscofem, of the Group Boehringer Ingelheim at the #MinhaDorImporta (MyPainMatters) campaign, also edited by the filmmaker, which had more than 7 million facebook views and was chosen as one of the 12 Most Incredible Campaigns for International Women’s Day in 2017 by the Brazilian Magazine specialized in economics and business Exame.
To be released in 2020, BUTTERFLY DIARIES (DIÁRIO DE VIAGEM) will be Paula’s debut feature film. The project represented Brazil at the Encuentro de Productores at the Cartagena International Film Festival and at the Coproduction Forum in San Sebastian (2018) and is the first Brazilian project to participate at the ACE MUNDUS. Also, it is the only Brazilian project up to date to take part at the Cinefondation’s Atelier (Cannes Festival, 2015).
Soon, Paula will publish her first children’s book APPÁ, DO YOU SELL EYES? (APÁ, VOCÊ VENDE OLHOS?), which tells the story of the Korean immigration in Sao Paulo through the eyes of a 10-year-old girl. The project won the Literature Fund from the Ministry of Culture.
Paula has taught scriptwriting at the following institutions: International Film Academy, Inspiratorium, Criar Institute of New Media, Alvares Penteado Foundation (postgraduation), Mackenzie University (Extention Course) and attended several (post) graduation commissions at the fields of scriptwriting and eating disorders in the media.